OBESIDADE E O
INTERESSE FINANCEIRO
Álvaro Soares Pinto Fernandes faz uma interessante
colocação sobre:
A indústria alimentícia vende o
prazer a cada gole, a cada mordida. A propaganda é perniciosa e as crianças são
as maiores vítimas de seus apelos, melhor dizendo, de suas apelações. Estão
sendo formadas as novas gerações de obesos. Para exemplificar, o que dizer da
frase colocada bem abaixo da logomarca de uma famosa multinacional de fast
food: “AMO MUITO TUDO ISSO”. A relação entre comer e amar se faz aqui presente,
induzindo ao consumo de um alimento de pobre valor nutricional, mas
extremamente calórico.
Refém desse mercado, a única certeza
que o obeso pode ter é que seu bolso, este sim, irá emagrecer.
Não conscientizar os pacientes
obesos do lugar em que são colocados por esse mercado vai, com certeza, por em
risco todos os esforços terapêuticos. Não atentá-los para esta realidade é,
mais uma vez, abandoná-los à própria sorte.
Álvaro Soares Pinto Fernandes Psicólogo clínico pela Universidade Gama Filho
Membro da Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética – SOBAB / SP