domingo, 21 de junho de 2015

OBESIDADE – UM POUCO DE HISTÓRIA


OBESIDADE – UM POUCO DE HISTÓRIA

"Obesidade" tem origem no latim obesitas, que significa gordo ou corpulento. Ēsus é o particípio passado de edere (comer), com o prefixo ob (sobre).

Os gregos foram a primeira civilização a reconhecer a obesidade enquanto transtorno de saúde.

Hipócrates escreveu que "a corpulência não só é uma doença, como é o prenúncio de outras".

 O cirurgião indiano Sushruta (século VI a.C. associou a obesidade à diabetes e às doenças cardiovasculares)

Ao longo de grande parte da História, a humanidade lutou continuamente contra a escassez de alimentos, pelo que a obesidade foi considerada em vários períodos um sinal de prosperidade e riqueza.

 Muitas culturas viam a obesidade enquanto resultado de defeitos de caráter. Na comédia grega, o obesus era um glutão e uma personagem ridicularizada. Durante a época paleocristã, a gula era vista como um sete pecados capitais.

A obesidade foi particularmente comum entre as elites europeias durante a Idade Média e o Renascimento e nas civilizações do oriente asiático.

 Durante a revolução industrial constatou-se que o poder econômico e militar dos países está intimamente relacionado com a força e o tamanho do corpo dos seus trabalhadores e soldados.

Ao longo de todo o século XIX, a média de altura e de peso entre a população do mundo ocidental aumentou de forma significativa.

Na cultura ocidental contemporânea, o excesso de peso é muitas vezes visto como pouco atrativo e a obesidade está associada a diversos estereótipos negativos.

Em qualquer idade, as pessoas obesas enfrentam estigma social e podem ser alvo de bullying, preconceito e discriminação.